.

.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Explosão em fábrica de fertilizantes em Waco/Texas fere centenas

Explosão em fábrica de fertilizantes em Waco/Texas fere centenas
Por Amy Powell
Uma fábrica de fertilizantes explodiu perto de Waco/Texas, na quarta-feira, causando grandes danos em edifícios próximos e ferindo várias pessoas. A explosão aconteceu em uma fábrica em West, uma comunidade ao norte de Waco e sul de Dallas. Um porta-voz do Departamento de Segurança Pública disse que entre 75 a 100 casas e empresas foram completamente destruídos em torno da planta. 
Cerca de 200 pessoas ficaram feridas, de acordo com o porta-voz, 40 delas gravemente. O número de mortes não estava claro, no entanto, há temores de que o número de mortos possa chegar a 60/70 pessoas. Autoridades dizem que pelo menos três dos mortos são bombeiros voluntários. 
A explosão foi registrada como um terremoto de 2,1 graus de magnitude conforme a USGS. Mas os sismólogos dizem que seus sensores só pode gravar o movimento do solo, e que as pessoas que sentiram a onda de choque acima do solo, na verdade, teve um tremor muito maior. 
Departamento de Segurança Pública Trooper D.L. Wilson disse em uma coletiva de imprensa que a cidade de West está repleta de pessoas ajudando. Wilson disse que não havia mortes confirmadas, mas não ficou imediatamente claro quantos. As equipes de resgate estavam vasculhando a área em buesca de sobreviventes e corpos.
Cerca de metade da cidade estava sendo evacuado, de acordo com Wilson. Umas 100 pessoas foram retiradas de um lar de idosos nas proximidades. Wilson disse que o fogo ainda estava latente na quarta-feira à noite, impedindo os bombeiros de se aproximar das chamas. Autoridades organizaram uma área de apoio num campo de futebol de uma escola local, que foi iluminada com holofotes. Ambulâncias e várias dezenas de feridos estavam sendo levados embora ou sentados em cadeiras de rodas, sendo tratados e aguardando o transporte. 
Departamento Público das tropas de segurança estavam usando suas viaturas para transportar os feridos pela explosão e incêndio na fábrica em West, uma comunidade ao norte de Waco, disse Gayle Scarbrough, porta-voz do departamento de Waco, à estação de televisão KWTX. Ela disse que seis helicópteros também estavam a caminho para ajudar. 
A explosão em West Fertilizantes foi relatado pouco antes de 08:00  
A explosão derrubou a energia para muitos clientes da área e pode ser ouvido e sentido a quilômetros de distância. 
A FAA colocou uma restrição temporária vôo sobre o espaço aéreo ao redor da explosão. Somente aeronaves de emergência foram autorizados a operar. A restrição é um procedimento padrão.
A Prefeitura teria sofrido danos significativos e o prefeito Tommy Muska, disse em uma coletiva de imprensa que houve um incêndio na fábrica de fertilizantes antes da explosão, na quarta-feira à noite. 
Muska diz que ele é um voluntário e seu capacete foi derrubado quando a explosão rasgou através da planta de fertilizantes em torno de 07:00 de quarta-feira, disse o bombeiro. 
Muska diz que a explosão danificou edifícios num raio de cinco quarteirões ao redor da planta, incluindo uma escola nas proximidades e um lar de idosos. Ele diz que 133 moradores da casa de repouso foram evacuados em segurança. 
Fonte: ABC News e The Associated Press

Nenhum comentário: