.

.

terça-feira, 12 de março de 2013

Marte pode ter abrigado vida, diz Agência americana NASA

Marte pode ter abrigado vida, diz Agência americana NASA
Por Vanessa Daraya
A Nasa anunciou nesta terça-feira (12) que Marte teve condições favoráveis para abrigar vida microbiana. A descoberta de que pode ter existido vida no planeta foi feita a partir de uma amostra de rocha analisada pelo jipe-robô Curiosity.
O anúncio da Nasa foi feito na sede da agência, em Washington. Os cientistas identificaram enxofre, nitrogênio, hidrogênio, oxigênio, fósforo e carbono. Estas substâncias são consideradas alguns dos ingredientes químicos essenciais para a vida.
Michael Meyer, cientista chefe do Programa de Exploração de Marte, disse que uma questão fundamental para a missão do Curiosity era descobrir se Marte poderia teria tido um ambiente habitável. As análises apontam que o planeta vermelho realmente abrigou vida, afirma Meyer.
A equipe da Nasa analisou as amostras do jipe-robô e os instrumentos de Química e Mineralogia (CheMin) com os quais conta. Os dados indicam que na área da baía de Yellowknife, onde o Curiosity está, houve um antigo rio ou um pequeno lago, que poderia ter abrigado os componentes químicos necessários para criar condições favoráveis para a vida de micróbios.
John Grotzinger, cientista do projeto Curiosity, afirmou que o ambiente habitável encontrado é tão benigno e tão propício à vida que, provavelmente, se um homem estivesse no local e se a água existisse, seria possível bebê-la.
A perfuração onde o Curiosity obteve a amostra foi feita a poucas centenas de metros de distância de onde o jipe-robô encontrou um antigo leito em 2012.
O Curiosity pousou em Marte em agosto de 2012. Ele tem como missão explorar durante dois anos a região marciana conhecida como Cratera Gale. O jipe-robô de seis rodas tem 10 instrumentos científicos que formam a suíte mais avançada que já foi mandada para qualquer outro planeta.
Fonte: Info-Abril

Nenhum comentário: