.

.

segunda-feira, 18 de março de 2013

Líder do Partido Verde de Ruanda recebe Doutorado da Bethel College

Líder do Partido Verde de Ruanda recebe Doutorado da Bethel College
Frank Habineza, fundador e presidente do Partido Democrático Verde de Ruanda, de oposição ao Governo, recebeu o título honorário de doutorado da Bethel College em Mishawaka, estado de Indiana - EUA, durante uma cerimônia no campus da Universidade, em 15 de março. O reconhecimento é uma homenagem ao trabalho do Sr. Habineza na promoção de reformas democráticas e dos direitos humanos em Ruanda e em toda a África.
O Partido Democrático Verde de Ruanda foi criado oficialmente em agosto de 2009, como uma alternativa para fazer Frente ao Governo do presidente Paul Kagame, da União Patriótica Ruandesa, de onde a maioria dos membros fundadores do Partido Verde pertencia.
No entanto, eles descobriram que é muito difícil conseguir ser um Partido de Oposição registrado e durante as eleições presidenciais de 2010, o partido enfrentou tantos desafios que não foi capaz de apresentar um candidato. Tinha sido confirmado Frank Habineza como seu candidato presidencial. No entanto, dadas as circunstâncias difíceis da época, Habineza teve que deixar o país para a Suécia, onde permaneceu por dois anos. Ele foi finalmente capaz de voltar em setembro de 2012, a fim de restabelecer o partido e permitir a participação nas eleições parlamentares em setembro do ano passado.
Além de formar o Partido Democrático Verde de Ruanda, Habineza foi eleito em abril de 2010 presidente da Federação dos Verdes Africanos, uma coalizão de 30 partidos políticos e movimentos Verdes de 29 países africanos.
Em 2012, a Federação de Verdes da África, com Frank Habineza como presidente, foi capaz de auxiliar nos programas democráticos de pelo menos 10 Partidos Verdes em diferentes sub-regiões da África, incluindo o registro da Federação com o governo de Burkina Faso.
Frank Habineza trabalhou no governo de Ruanda como um assistente pessoal do ministro de Terras,, Meio Ambiente Florestal da água, e de Minas, em 2005 e 2006. Ele era o Coordenador Nacional para o Fórum da Bacia do Nilo, a partir de 2006-2009 e também foi presidente fundador do Fórum de ONGs de Ruanda sobre Água, Saneamento e Meio Ambiente. Ele é graduado da Universidade Nacional de Ruanda, diplomado em Ciências Políticas e Administrativas, com especialização em Administração Pública.
Ele recebeu o Prêmio Democracia do Parlamento Sueco em abril de 2011 e de Líder Africano em Inovação e Prêmio de Sustentabilidade, em agosto de 2011 a partir de Piloto Internacional-Uganda.
Em seu ministério cristão, ele tem trabalhado em estreita colaboração com os parceiros mundiais, a agência no exterior da Igreja Missionária, uma denominação evangélica com sede em Fort Wayne, Indiana. A Igreja Missionária tem mais de 500 igrejas dos Estados Unidos e milhares de igrejas em todo o mundo. Em parceria mundial emprega uma equipe de 100 pessoas servindo em mais de 20 localidades internacionais que trabalham com uma rede crescente de cidadãos em diversos países para desenvolvimento e movimentos ao redor do mundo. Como parte de seu ministério e parceiros mundiais, participa de programas como o desenvolvimento da comunidade, medicina, agricultura, educação, tradução da Bíblia, alfabetização e treinamento de liderança.
A Bethel College é afiliada a Igreja Missionária.
Fonte: Rede Os Verdes/via e-mail

Nenhum comentário: