.

.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Engenheiro ilustra Marte com oceano e vida

Engenheiro ilustra Marte 
com oceano e vida
Seu objetivo era fazer uma concepção artística a partir de alguns critérios como elevação do terreno de Marte, latitude, longitude, entre outros fatores
Por Vanessa Daraya
Marte com vida: Gill explica que as áreas identificadas na ilustração como desertos foram feitas com texturas copiadas do Saara, na África, e outras da Austrália.
Kevin Gill, engenheiro de software, fez uma ilustração de como seria Marte se o planeta vermelho tivesse oceanos, florestas e uma atmosfera parecida com a da Terra.
Para fazer isso, Gill usou dados da sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), da Nasa. Seu objetivo era fazer uma concepção artística a partir de alguns critérios como elevação do terreno de Marte, latitude, longitude, entre outros fatores.
Gill explica em texto divulgado nas redes sociais que as áreas identificadas na ilustração como desertos foram feitas com texturas copiadas do Saara, na África, e outras da Austrália. Por sua vez, as regiões com verde intenso, por exemplo, foram baseadas nas imagens de florestas tropicais na América do Sul.
A região vulcânica de alta altitude da imagem foi imaginada como uma região deserta, com pouca vegetação. Pela ilustração também é possível observar que um grande oceano preenche uma das faces de Marte e alimenta o vale chamado de Vallis Marineris.
Mas o engenheiro destaca que o resultado da imagem não tem muita fundamentação científica, apesar de usas dados coletados pela MRO. Portanto, a concepção artística não está relacionada com a realidade atual de Marte.

Nenhum comentário: