.

.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

UFPel sedia Festival Internacional de Cinema do Meio Ambiente

UFPel sedia Festival Internacional de Cinema do Meio Ambiente 
O Festival Internacional de Cinema do Meio Ambiente (Ficma) foi criado em Barcelona, na Espanha, em 1993 e, desde lá e sem interrupções, é realizado anualmente uma edição do evento. Esse ano, a UFPel foi escolhida, no Brasil, para ser anfitriã do evento. É o festival de cinema sobre meio ambiente mais antigo do mundo em seu gênero. Reconhecido internacionalmente desde 2000, o Ficma recebeu o Prêmio Príncipe, prêmio da Comunidade Europeia, atribuído pela Agência Europeia do Meio Ambiente para a CE e Prêmio Fundação do Príncipe. 
O evento ocorrerá no Auditório da Reitoria, localizado na campus Porto, entre os dias 3 e 7 de dezembro. 
O Ficma é o fundador da maior e mais importante rede de festivais a nível mundial deste gênero: a EFFN (Environmental Film Festival Network), composta por festivais em países como Estados Unidos, Argentina, Peru, Espanha, Portugal, Gana, Israel, França e México, permitindo manter um vínculo de cooperação e solidariedade entre os eventos, além de ser um ponto de referência internacional da mais rigorosa atualidade do cinema e o meio ambiente para a rede. 
O Festival abriu uma janela ao dar ao audiovisual o papel de educar, sensibilizar e denunciar, bem como entreter. Desde então, mantém e defende que “o meio ambiente é um direito humano”, um bem comum com a relevância e importância para as nossas vidas e a vida do planeta. A ecologia, a cultura, a economia, os processos de migração, as guerras, o abate indiscriminado de florestas, as questões sociais, entre tantas outras coisas, compõem a essência pela qual esse festival surgiu e começou o seu caminho até a atualidade. 
O evento na UFPel 
Serão exibidos seis curtas e sete documentários em espanhol com a temática ambiental, questionando os problemas existentes no mundo atualmente em relação a isso.
A exibição dos curtas será acompanhada de oficinas, coordenadas pelos alunos dos cursos de Letras – Espanhol e de Engenharia Sanitária e Ambiental, juntamente com os alunos das escolas participantes do Projeto Vizinhança. Curtas como “Vida, Lãs Aventuras de Salva en un Nuevo Mundo”, da Espanha, e “El Bosque Del Zorrito”, do México, e documentários como “Solo Un Agua”, dos Estados Unidos, e “Aquí Para Permanecer”, da França, serão exibidos durante o Festival. 
O evento tem a coordenação das professoras Luciara Bilhalva Corrêa, do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental, e Ana Pederzolli Cavalheiro, do curso de Letras – Espanhol, juntamente com o professor José Pellegrin, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.
Para mais informações como programação e horários, acesse www.ufpel.edu.br/ceng/esa e http://wp.ufpel.edu.br/clc/. 
Fonte: REDE Os Verdes/via e-mail

Nenhum comentário: