.

.

domingo, 11 de novembro de 2012

Mais de 1,7 milhões vão às urnas em eleição presidencial na Eslovênia

Mais de 1,7 milhões vão às urnas em eleição presidencial na Eslovênia
Os mais de 3 mil colégios eleitorais da Eslovênia abriram neste domingo suas portas para que cerca de 1,7 milhão cidadãos votem para escolher o presidente de seu país por um mandato de cinco anos.
O favorito na votação deste domingo é, segundo todas as pesquisas, o atual presidente, o independente Danilo Türk, mas tudo aponta que ele não alcançará a maioria necessária dos votos, e nesse caso será necessário um segundo turno.
Em segundo lugar está o ex-primeiro-ministro Borut Pahor, candidato dos Social-Democratas (SD) e da Lista Cívica de Gregor Virant (CLGV), que poderia vencer Türk no segundo turno.
Türk, um diplomata e especialista em direito internacional de 60 anos, embora da mesma forma que no pleito anterior se apresenta como independente, conta com o apoio da Eslovênia Positiva (PS) e do Partido dos Aposentados (DeSUS).
O terceiro candidato e o que segundo as pesquisas tem menos probabilidades de ganhar é Milan Zver, deputado no Parlamento Europeu e ex-ministro da Educação, candidato do conservador Partido Democrata Esloveno (SDS) do primeiro-ministro, Janez Jansa.
Os primeiros resultados das projeções de pesquisas de boca de urna poderão ser conhecidos após o fechamento dos colégios eleitorais.
Fonte: Terra

Nenhum comentário: