.

.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Investigador diz que a bicicleta revolucionou o sexo

Investigador diz que a bicicleta revolucionou o sexo
Stephen Jones afirma que a invenção da bicicleta foi o acontecimento mais importante dos últimos 100 mil anos
Stephen Jones, professor do University College de Londres, umas das mais respeitadas instituições de ensino e investigação do Reino Unido, afirma que a invenção da bicicleta foi o acontecimento mais importante dos últimos 100 mil anos da história da evolução humana.
A bicicleta «fez com que os homens não se limitassem a encontrar a sua companheira sexual na porta ao lado, mas sim a transportarem-se a aldeias vizinhas e a manterem relações sexuais com uma mulher da povoação ao lado», explicou Jones no programa «Science Club» da «BBC».
Embora a bicicleta tenha sido inventada no início do século XIX, foi apenas há pouco mais de um século atrás que se converteu num fenómeno de massa.
Os primeiros modelos tinham rodas pesadas e pouco confiáveis, mas a corrente e as rodas com raios transformaram a bicicleta num dos milagres da tecnologia moderna. Além das marchas, a corrente permitiu que, com apenas uma volta do pedal, a roda se movesse várias vezes e foi assim que nasceram há um século atrás as bicicletas «seguras para senhoras».
Assim, as bicicletas transformaram-se num meio de transporte barato, eficiente e acessível a homens e mulheres de todas as classes sociais.
A imprensa inglesa da época dava conta que a invenção tinha mudado a forma de cortejo entre os jovens do final do século XIX.
Além das transformações sociais, a ciência destaca que a contribuição mais importante da bicicleta refletiu-se nos genes.
Stephen Stearns, professor de ecologia e biologia evolutiva da Universidade de Yale, nos EUA, defende que a bicicleta ampliou em 48 quilómetros a distância de namoro dos homens ingleses no final do século XIX.
O professor explica ainda que a invenção estimulou a pavimentação das ruas, o que facilitou mais tarde a incorporação do automóvel.
Jones realça que a distância entre o lugar de nascimento dos futuros cônjuges não parou de aumentar desde então.
Segundo o investigador, a bicicleta deu início a uma diversidade genética sem precedentes, algo que tem um papel fundamental no desenvolvimento do nosso sistema imunológico.
«A diversidade genética é base da evolução, se não a tivéssemos, ainda seríamos muito parecidos com os primatas», concluiu.
Fonte: TVI24

Nenhum comentário: