.

.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Felix Baumgartner faz salto da estratosfera

Felix Baumgartner faz salto da estratosfera
O paraquedista Felix Baumgartner saltou de um balão a 38,6 quilômetros de altura nesta tarde (13). A queda livre durou quatro minutos e 20 segundos. Depois disso, ele abriu o paraquedas, e pousou em segurança no Centro aéreo de Roswell, Novo México, Estados Unidos. O salto pode ter marcado a primeira queda livre supersônica e sem veículo motorizado da história.
A missão foi considerada de alto risco pois, há pouco oxigênio para respirar na estratosfera, as temperaturas são extremas e a pressão atmosférica é igual a apenas 1% da encontrada no nível do mar. Entre os riscos envolvidos no salto estavam a possibilidade de o sangue de Baumgartmer ferver, seus pulmões inflarem e os vasos do cérebro estourarem.
ASSISTA O VÍDEO DEMONSTRAÇÃO:
Qualquer contato com a cápsula durante a sua saída poderia ter rasgado a roupa especial e exposto o paraquedista à falta de oxigênio e temperaturas na faixa de – 57°C. Isto poderia provocar a formação de bolhas letais no seu sangue.
Em condições normais, na atmosfera terrestre a velocidade do som é de 1.234 km/h, enquanto na estratosfera se pode alcançar com 1.110 km/h, pela menor resistência do ar, segundo a missão que coordenou o salto.
Baumgartner conseguiu controlar a queda e evitar cair em parafuso por muito tempo, o que poderia ter levado a perder a consciência ou sofrer uma hemorragia cerebral. Baumgartner espera bater a velocidade de 1.110 km/h antes de acionar o paraquedas.
Fonte: Portal iG

Nenhum comentário: