.

.

domingo, 6 de maio de 2012

Vandana Shiva é convidada para o 35º Congresso Nacional dos Jornalistas

Vandana Shiva é convidada para o 35º Congresso Nacional dos Jornalistas
O 35º Congresso Nacional dos Jornalistas terá como tema central “Os desafios do jornalismo e sua contribuição para o desenvolvimento sustentável". 
A filosofa e ambientalista indiana Vandana Shiva foi convidada para participar do 35º Congresso Nacional dos Jornalistas, que acontecerá de 7 a 10 de novembro, em Rio Branco (AC).
O convite foi feito em encontro da ativista do movimento internacional antiglobalização com o presidente da FENAJ, Celso Schröder, na quinta-feira (19), durante a Bienal do Livro, em Brasília. O 35º Congresso Nacional dos Jornalistas terá como tema central “Os desafios do jornalismo e sua contribuição para o desenvolvimento sustentável". 
Vandana Shiva é Ph.D. em filosofia e dirige a Fundação de Pesquisa para Ciência, Tecnologia e Ecologia em Nova Délhi. A entidade tem um trabalho marcante de pesquisas e apoio a movimentos populares e rurais. Shiva ganhou destaque internacional nos anos de 1970, quando participou do Movimento Chipko, no qual ativistas amarravam-se a árvores para impedir o desmatamento e os efeitos poluentes do lixo atômico. 
Entre os prêmios internacionais com os quais ela já foi agraciada está o Right Livelihood Award, conhecido como Prêmio Nobel Alternativo, concedido por suas contribuições acerca dos custos sociais e ambientais do desenvolvimento. Atualmente ela trabalha com atividades de preservação das florestas da Índia, programas sobre biodiversidade e pesquisas para um novo marco legal para os direitos de propriedade coletivos.
Fonte: Fenaj/EcoAgência

Nenhum comentário: