.

.

sábado, 7 de janeiro de 2012

MG: 99 cidades decretam situação de emergência por causa da chuva

 Em Guidoval (MG), o Exército começou a construir uma ponte provisória
Foto: Carlos Alberto/Imprensa MG/Divulgação
MG: 99 cidades decretam situação de emergência por causa da chuva 
A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais informou nesta sexta-feira que 99 municípios já decretaram situação de emergência no Estado. Desde outubro do ano passado até o fim desta semana, o órgão havia contabilizado 12 mortes e dois desaparecimentos por causa da chuva. 
As últimas cidades que decretaram situação de emergência foram Oliveira, Campo Belo e Carmópolis de Minas, no centro-oeste do Estado; Muriaé, Ervália, São Geraldo, Matipó, Rio Doce, Astolfo Dutra e Paula Cândido, na Zona da Mata; e Montes Claros e Várzea da Palma, no norte de Minas Gerais. 
Em Governador Valadares, a 322 km de Belo Horizonte, uma casa com quatro pessoas foi soterrada após o deslizamento de uma encosta na madrugada desta sexta-feira. Uma criança de 11 anos conseguiu sair antes do acidente, e uma adolescente de 16 anos foi resgatada por moradores. Os pais não foram capazes de sair e morreram soterrados. 
Além dos 99 municípios em situação de emergência, outros 56 foram afetados pelas chuvas. Mais de 12,7 mil pessoas estão desalojadas ou desabrigadas, e quase 5 mil casas foram danificadas pela força das águas. O total de pessoas afetadas supera 2,1 milhões, segundo a Defesa Civil. 
Segundo a Defesa Civil, uma zona de convergência atmosférica deve ficar estacionada sobre Minas Gerais até a próxima terça-feira, provocando fortes chuvas nas regiões central, metropolitana, Campo das Vertentes, Sul de Minas, Zona da Mata e parte da região leste.  
Leia mais em Notícias Terra

Nenhum comentário: