.

.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

'Humanidade caminha para abismo', diz Fidel

'Humanidade caminha para 
abismo', diz Fidel
O ex-presidente de Cuba, Fidel Castro, escreveu artigo no qual dizia que "nossa espécie marcha em direção ao abismo". As declarações foram publicadas, nesta quinta-feira, na coluna "Reflexiones de Fidel", veiculada na página estatal www.cubadebate.cu
Com a frase, Castro sugere que o fim do mundo está mais próximo, não apenas pelo caráter religioso, mas por ações humanas, como a guerra nuclear e as mudanças climáticas. 
Segundo ele, a política dos Estados Unidos é "tirana" e afasta mudanças positivas, ao participar, junto com outros países, da produção do "gás de xisto" ou "shale gas". Fidel relaciona a publicação do texto as 50 anos da Crise de Outubro de 1962, que "pôs o mundo à beira da guerra mundial nuclear". 
Encontrado na década passada, o gás natural é considerado a promessa energética do futuro. A atividade produtiva envolve processo de "fraturamento hidráulico", em que são usados areia, água e produtos químicos para a retirada do fluido. 
Ambientalistas criticam a ação pelo risco de contaminação de fontes de águas subterrâneas. No artigo de Fidel, a crítica foi reforçada com dados de pesquisas que comprovam a maior emissão de gases do efeito estufa na produção do vapor de xisto. Leia o artigo completo, click aqui.
Fonte: SRZD

Nenhum comentário: