.

.

sábado, 17 de dezembro de 2011

Queimadas no RS: ONGs se mobilizam contra PL 175

Queimadas no RS: ONGs 
se mobilizam contra PL 175
Esta na ordem do dia das votações na AL/RS, o PL 175, que autoriza as queimadas 'controladas' em diversas regiões do Estado. 
Quando da votação na CCJ, na semana passada, estiveram na Assembléia Legislativa, grupos de pessoas, lideranças políticas e pecuaristas favoráveis a aprovação deste PL.
As entidades ambientalistas como MoGDeMA (MOVIMENTO GAÚCHO DE DEFESA DO MEIO AMBIENTE); a REDE do Movimento Os VERDES/RS e ONGs atuantes na defesa ambiental afiliadas da APEDeMA/RS (ASSEMBLÉIA PERMANENTE DE ENTIDADES EM DEFESA DO MEIO AMBIENTE), estão se mobilizando para participarem na próxima terça-feira, 20 de dezembro, em Porto Alegre, de uma reunião afim de fazerem pressão para a não aprovação deste PL que poderá deflagrar o uso de queimadas para 'limpeza' de campo, o que irá prejudicar a biodiversidade em diversas regiões e ecossistemas. 
Lideranças políticas contrárias a aprovação, estão sob pressão de setores ligados ao agro-negócio. A necessidade de ação das ONGs ambientalistas deverá focar o Governo Estadual para tomarem posição contrária, com criticas públicas que serão encaminhadas as bancadas que apoiam o PL 175, da mesma forma como nas mobilizações anteriores contra os PLs 154 (Código Estadual Meio Ambiente) e 388 (venda do Morro Sata Teresa) que tramitaram na Casa em 2009/2010.
"As queimadas causam a perda das paisagens naturais, a perda da fauna, da flora, além de ser uma vergonha para a humanidade", segundo Augusto Carneiro, ferrenho ativista contra as queimadas no RS. As Afiliadas da APEDeMA/RS se colocam na luta para que não haja flexibilização da legislação, que deveria ser mais efetiva. Os órgãos fiscalizadores deveriam ser menos brandos com o criminoso que mata todo o tipo de vida manejando uma força da natureza, como o fogo, da qual não tem controle.
A convocação das ONGs e ambientalistas é para na terça-feira, dia 20, as 11 horas da manhã, estarem presentes no Gabinete da Presidência da AL/RS afim de participarem da mobilização 'Contra as Queimadas'.

Texto de Construção Coletiva
Sistematização: Os Verdes de Tapes

Fonte: REDE Os Verdes/via e-mail

Nenhum comentário: