.

.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

1º de Dezembro - Solidariedade com a população de Rosia Montana

 1º de Dezembro - Solidariedade com a população de Rosia Montana
No dia 1 de Dezembro declaramos a nossa solidariedade com a população de Rosia Montana que há já 10 anos luta por contra o roubo criminal e expropriação. Rosia Montana é uma vila nas montanhas Apuseni na Roménia, sob ameaça de ser destruída em nome do lucro pela Gabriel Resource's, uma empresa de extração mineira de ouro. Caso venha a realizar-se, a exploração da mina proposta irá destruir a aldeia de Rosia Montana e introduzir a tecnologia de lixiviação de cianeto perigoso, ameaçando os sistemas de água da Roménia, com o potencial de acidentes devastadores. 
A população local, apoiada por activistas internacionais, opõe-se aos planos para abrir a maior mina de exploração de ouro, a céu aberto, da Europa, que deslocaria centenas de famílias, resultando também em destruição ecológica generalizada e contaminação da paisagem protegida com cianeto.
A campanha Salvati Rosia Montana (Salvar Rosia Montana) tem vindo a lutar dia-a-dia por esta região com o apoio e solidariedade de pessoas de todo o mundo. Alguns activistas do GAIA estiveram em Rosia Montana no passado mês de Setembro no encontro Reclaim the Fields. 1 de Dezembro é feriado nacional na Roménia, mas não é apenas por este motivo que durante o jantar popular, partilharemos informação sobre a presente situação em Rosia Montana, no mesmo dia em que por vários pontos do mundo decorrem acções de protesto contra a exploração mineira de ouro em Rosia Montana. 

Nenhum comentário: