.

.

sábado, 12 de novembro de 2011

IV Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental - CBJA no Rio de Janeiro

DATA: 17, 18, 19 de novembro 
LOCAL: PUC Rio – Rua Marquês de São Vicente 225 CEP 22453-900 Gávea – Rio de Janeiro RJ 

PÚBLICO
• Jornalistas e profissionais de comunicação membros da Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental;
• Jornalistas e profissionais de comunicação ligados à cobertura de temas ambientais e de sustentabilidade;
• Profissionais de comunicação de empresas que tem a sustentabilidade como foco operacional;
• Assessores de imprensa de empresas, ONGs e organismos de governo ligados a questões sociais, ambientais e de sustentabilidade;
• Estudantes de comunicação;
• Pesquisadores em comunicação socioambiental e em sustentabilidade;

Com base na presença em eventos anteriores realizado pela Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental e pelo Instituto Envolverde, a estimativa de público é de 1.200 pessoas.” 
O que é o IV CBJA
A 4ª edição do CBJA – Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental acontecerá entre os dias 17,18 e 19 de novembro, na Pontifícia Universidade Católica, no Rio de Janeiro-RJ, e  terá ênfase na cobertura da conferência Rio + 20. Além desse tema desafiador, palestras de inspiração e painéis abordam outras questões em voga no jornalismo ambiental,  como os impactos das mudanças climáticas, o uso de redes sociais no jornalismo, a espiritualidade e a Economia Verde. A intenção do CBJA é colaborar para a formação continuada dos profissionais de comunicação ambiental e fortalecer a Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental e suas parcerias. Para que essas ações sejam o mais democráticas possível, pela primeira vez o IV CBJA será gratuito, ou seja, qualquer interessado pode se inscrever pelo nosso site sem pagar nenhuma taxa. 
Em paralelo 
Nesta edição do CBJA vamos fazer, também, um Encontro da RedCalc – Red Latino-Americana de Periodismo Ambiental, que reúne jornalistas que atuam com pautas ambientais e de sustentabilidade em toda a América Latina; I Encontro Nacional de Pesquisadores em Comunicação Ambiental; I Encontro Nacional da REBIA (Rede Brasileira de Informação Ambiental). O CBJA também conta com uma mostra científica, que reune grandes nomes da pesquisa em Comunicação Ambiental do Brasil. Há ainda, uma variedade de oficinas e mini-cursos que foram selecionados para complementar a formação dos participantes em novos temas ou novos meios de atuação. No saguão, teremos lançamento de livros sobre comunicação e jornalismo ambiental. 
Carbono negativo
O IV CBJA será carbono negativo, ou seja, serão plantadas mais árvores que o necessário para a neutralização das emissões de carbono do evento, que também adotará práticas ecoeficientes e produtos reciclados.
A proposta é que o IV CBJA seja um exemplo do que os jornalistas ambientais esperam ver na sociedade. 
REALIZAÇÃO: Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental 
ORGANIZAÇÃO: REBIA e Envolverde 
APOIO INSTITUCIONAL: PUC Rio e NIMA 
OPERAÇÃO: PEGA Eventos 
PATROCÍNIO MASTER: Fundo Vale e Petrobras 
PATROCÍNIO PREMIUM: Itaú Unibanco e Fundação Banco do Brasil 
CURADORIA: 
Dal Marcondes – Envolverde e RBJA
Vilmar Berna – REBIA e RBJA

Fonte: REDE Os Verdes/via e-mail

Nenhum comentário: