.

.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Outro satélite desativado pode cair na Terra em 2011 com risco maior

Satélite Rosat pode cair na Terra entre outubro e novembro
(Crédito:Instituto Max Planck/Divulgação) 
Outro satélite desativado pode cair na Terra em 2011 com risco maior
Alemão 'ROSAT' pode causar 'chuva' de pedaços de até 1,6 tonelada
Serviço dos EUA para monitorar objetos espaciais ainda não lista ameaça. 
Depois do anúncio da queda do satélite Uars, da agência espacial norte-americana (Nasa), o satélite alemão desativado Rosat pode ser outro "defunto" espacial a atingir a Terra entre outubro e novembro de 2011. 
Lançado ao espaço em 1990, o satélite da agência aeroespacial alemã (DLR, na sigla em alemão) foi usado durante oito anos para observações de estrelas, nebulosas e galáxias com raios X. 
Segundo a Nasa, a chance de algum pedaço do Uars causar dano ou machucar alguém é de uma em 3.200. No caso do Rosat, esta probabilidade seria de uma em 2.000. 
O risco está nos painéis que equipam o aparelho, produzidos para suportar as altas temperaturas que poderiam danificar as operações dos cientistas durante a década de 1990, quando o equipamento funcionou. 
A agência espacial alemã estima que cerca de 30 pedaços do satélite podem atingir o solo terrestre, com um total de 1,6 tonelada. Outros 800 quilos devem ser "queimados" durante o retorno do satélite à atmosfera do planeta. 
No caso da Uars, apenas 532 quilos devem escapar da "fornalha" atmosférica, produzindo 26 fragmentos do instrumento desativado em 2005 - um dos pedaços pode chegar a pesar até 150 quilos. 
Apesar do alerta, o serviço norte-americano de monitoramento de objetos espaciais (em inglês) que entram novamente na atmosfera terrestre ainda não lista a data possível da chegada do ROSAT, já que ainda não está claro quando o satélite deverá penetrar novamente no planeta. 
Fonte: Revista New Scientist/G1

Nenhum comentário: