.

.

sábado, 17 de setembro de 2011

Botânicos amadores no Brasil descobrem planta que faz genuflexão

 Botânicos amadores no Brasil descobrem planta que faz genuflexão
Nova espécie foi encontrada na Bahia e tem como característica principal se curvar e enterrar suas sementes
O trabalhador rural, José Carlos Mendes Santos, também conhecido como 'louro', descobriu uma nova espécie de planta no quintal da casa do botânico amador Alex Popovkin, localizada no nordeste da Bahia - área de importante biodiversidade brasileira. 
Graças à energia solar e uma conexão de internet via satélite, ambos passaram a estudar tal planta e a manter contato com especialistas em taxonomia, até que ela fosse reconhecida cientificamente. 
A nova espécie - que possui apenas 3 cm de altura e é dotada de flores esbranquiçadas - tem como característica principal a geocarpia, ou seja, um processo especial de frutificação em que a planta enterra suas sementes. 
Depois que os frutos são formados, a espécie dobra seus ramos, fazendo uma genuflexão, e os deposita no solo, garantindo que as sementes fiquem o mais perto possível da planta-mãe. Isso ajuda o crescimento e facilita a propagação na próxima temporada. Um exemplo de planta que também enterra os frutos no chão é o amendoim.
A nova espécie foi nomeada 'Spigelia genuflexa' e aparece em artigo de livre acesso, publicado nesta semana na revista PhytoKeys.
Fonte: Estadão

Nenhum comentário: