.

.

terça-feira, 22 de março de 2011

Manifestação dOs Verdes da Bulgária sobre a Energia Nuclear


Manifestação dOs Verdes da Bulgária sobre a Energia Nuclear
Os acontecimentos que têm ocorrido no Japão nas últimas semanas, chocaram o mundo. A escala do desastre afetou não só as vidas humanas individuais, mas também o destino coletivo do povo japonês, a sua segurança nacional. Por causa da recente série de incidentes da Usina Nuclear "NPP Fukushima" e o reactor avariado, o Partido Verde da Bulgária é obrigado a declarar o seguinte:

1. É tempo de a comunidade internacional adotar as mesmas medidas para a segurança dos reatores nucleares em países diferentes. Precisou esta tragédia para verem os baixos níveis de protecção do reactor? Lembremo-nos que, na Bulgária foram quarteirões fechados da FNF, que tinham um grau muito mais elevado de protecção quando construída e muito mais seguros do ponto de vista sismológico. Isso traz enormes prejuízos para a economia búlgara, que se mantem praticamente às nossas custas. A Bulgária foi o bode expiatório para aqueles que desejavam demonstrar sua preocupação com a segurança nuclear, os políticos europeus.

2. Os países líderes econômicos devem parar com a preocupação com situações de "emergência", com medidas de segurança em cada incidente e unir esforços para um avanço global em tecnologias de energia, ou pelo menos - um aumento da qualidade a eficácia das actuais tecnologias amigas do ambiente. Isso requer bilhões de dólares que podem ser transferidos de programas militares. Vamos, ao invés do enorme desperdício de recursos para controlar os países - exportadores de petróleo, e criar novas fontes de energia mais eficiente!
3. Internamente, a Bulgária deve ser fortemente reorientado para a estratégia energética nacional baseada principalmente na eficiência energética. Penhorado, a partir do momento do totalitarismo e confirmada em 1999 aprovaram uma Estratégia Nacional da Energia do governo de Ivan Kostov, para o desenvolvimento do setor de energia extensiva, que é prejudicial. Ele procurou dar espaço para a construção da central nuclear de Belene e a privação de fundos de programas de eficiência energética como forma de melhorar a competitividade das empresas búlgaras.

4. O Partido Verde reafirma a sua posição contra a construção da central nuclear de Belene, não só porque é contra a energia nuclear, mas também por causa da inconveniência econômica do projeto para os cidadãos búlgaros.

O Partido Verde da Bulgária manifesta o seu profundo pesar ao povo japonês e para as vítimas após os terremotos e tsunamis devastadores, bem como os incidentes posteriores de NPP Fukushima.
21 março de 2011
NEC/Partido Verde Búlgaro
Fonte: Penka Harizanova/via Facebook

Nenhum comentário: