.

.

domingo, 9 de janeiro de 2011

Uso seguro da Internet

Uso seguro da Internet
Por Ana Clara Carraro 
Como já estamos cansados de saber, nos dias de hoje e em qualquer lugar podemos ser vítimas das ações de criminosos.
A internet é um desses meios que está ficando cada vez mais perigosa e os “bandidos” aperfeiçoam suas técnicas e golpes.
Redes sociais são manias entre os adolescentes que por ingenuidade ou imprudência, acabam expondo suas vidas e assim, se tornando alvos fáceis dos criminosos. 
Alguns perigos da rede são: Vírus, conteúdo pornográfico, a violação da privacidade também é uma forma que os criminosos encontram de chegar até suas vitimas, incitamento às drogas e é também através da internet que os criminosos se passam por crianças da mesma idade, marcam encontros e esses viram vítimas de pedofilia, seqüestros, estupro e as vezes até ao assassinato. 
Essas coisas podem ser evitadas de diversas formas, por exemplo: Nunca dizer suas senhas à ninguém, não dar suas informações pessoais como: nome, telefone, endereço, escola, etc. Nunca marcar encontros com os ``amigos´´ feitos na internet sem a presença dos pais ou responsáveis. Recomendo aos pais que conversem abertamente com os seus filhos, alertando-os sobre o lado negativo da Internet e aconselhando-os a evitar os seus perigos. Orientar é sem duvida melhor que proibir. 
Mas não pense que somente os adolescentes são vítimas dos perigos da internet. Os adultos, muitas vezes, quando vão fazer alguma transação, comprar passagens ou produtos pela internet, acabam dando dados pessoais à sites nada confiáveis e os criminosos usam o numero do cartão de crédito para cometer os delitos e o prejuízo pode ser muito grande. 
Temos que aprender a utilizar a internet em segurança e desfrutar o melhor dela sem correr riscos. Tome sempre os cuidados necessários e “navegue” sempre... 
Leia o Blog de Vandré Fernando

Um comentário:

Dilmar Gomes disse...

É isso ai, amiga. É necessário orientar o usuário para que ele não caia nas armadilhas elaboradas por pessoas inescrupulosas que usam da internet para conseguir seus intentos malévolos.
Um abraço.