.

.

sábado, 15 de janeiro de 2011

Rio fica Verde no Canadá, literalmente.

 
Rio fica Verde no Canadá
VICTORIA – Horrorizados, os amantes da natureza no Parque Provincial Goldstream visualizaram como o Rio Goldstream ficou verde brilhante na tarde de quarta-feira (28/12).
A coloração verde fluorescente pareceu começar a cerca de 500 metros do lado de Victoria na entrada do parque e, ao longo de uma hora, a substância descia para o estuário ambientalmente sensíveis.
Até 17:30 do rio, conhecido por seus salmões, águias e outros animais selvagens, estava de volta à sua cor normal.
As equipes do Ministério do Meio Ambiente foram imediatamente enviados à região para investigar e membros do Corpo de Bombeiros de Langford coletaram amostras para análise.

Nenhum peixe ou animais mortos foram encontrados no início da noite.
No início do dia uma fonte ao lado Veterans Memorial Parkway em Langford também ficou verde brilhante, disse o chefe dos bombeiros de Langford Bob Beckett.
Fonte: National Post Canadá

Posterior análise de amostras da água mostraram que a substância que causou a cor verde no rio e foi  fluoresceína. 
A fluoresceína foi descoberta pelo químico professor e prêmio Nobel de Química (1905) Johann Friedrich Wilhelm Adolf von Baeyer (1835-1917). 
O produto químico é geralmente usado para rastrear vazamentos de fossas sépticas e sistemas de água e pode ser comprado online. 
Fluoresceína também é usado no diagnóstico médico e diretrizes advertem que pode provocar reações que vão desde náuseas e urticária até a morte por choque anafilático. 
Fonte: Fada San

Nenhum comentário: