.

.

sábado, 29 de janeiro de 2011

Liderança Mapuche em Porto Alegre

"Toda la tierra es una sola alma, y somos parte de ella" - Canto Mapuche

Nahuel Pino Lonkon, Indígena Mapuche - Maestro Intercultural
Liderança Mapuche em Porto Alegre
A Oscip Yvy Kuraxó, entidade de assistência e de defesa dos direitos indígenas, sediada em Porto Alegre/RS, está recebendo Nahuel Lonkon, vindo da Argentina com "recursos próprios" e apoio da Central de Trabalhadores da  Argentina (CTA). Importante liderança Mapuche na  América  Latina, tem uma caminhada direcionada pela defesa dos povos Mapuches, além de grande  visão política e espiritual deles.
A entidade gaúcha, Yvy Kuraxó apoia a causa, visando divulgar a realidade deste povo e buscam neste momento, captar  apoio para a realização de atividades dentro de uma proposta de Intercâmbio Etno-Cultural.
Alguns compromissos foram agendados, com palestras e  visitas na Assembléia, bem como eventos que ocorrem em 21/02 e 27/03. Além destas agendas já confirmadas, buscam outros espaços e eventos, em segmentos diversos, para inserir atividades voltadas a causa e militância Mapuche. A arte e cultura sagrada Mapuche, possui uma cosmovisão bastante profunda, como toda a visão indígena com saberes ancestrais. "Não queremos Guaranitizar, nem Mapuchizar" a vinda de Nahuel, "queremos compartilhar" é a proposta da Yvi Kuraxó, segundo sua coordenadora.
Hábil construtor de esculturas (Totens), que marcam territórios sagrados contribuindo para um nível de expansão e proteção das aldeias. A Yvy Kuraxó, em parceria com o povo Mapuche através de Nahuel, quer na abordagem temática desta cultura, realizar exposição, palestras e outros eventos para dar visibilidade a presença de importante líder e para a situação vivida pelos povos mapuches em toda a América Latina.
Informações para apoio nas atividades e em propostas de eventos, acesse
Fonte: REDE Os Verdes/Yvy Kuraxó
A REDE Os Verdes é parceira de Yvy Kuraxó

Nenhum comentário: