.

.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Ucrânia abre área de Chernobyl para turismo

Ucrânia abre área de Chernobyl para turismo
Região ficou isolada desde acidente em usina nuclear, em 1986 
O governo da Ucrânia anunciou que irá abrir para turistas a região de Chernobyl, que sofreu um grande vazamento nuclear em 1986. 
A partir de 2011, o local da usina nuclear de Chernobyl e sua "zona de exclusão" será aberto aos turistas pela primeira vez desde que o reator nº4 da usina explodiu, em 26 de abril de 1986, cobrindo toda a área com material radioativo. O passeio inclui visitas à cidade de Pripyat, situada a 2 km da usina nuclear que explodiu, da qual 50 mil pessoas foram evacuadas no dia do desastre nuclear. 
O desastre de Chernobyl deixou uma grande parte do norte da Europa sob algum grau de ameaça de radiação. As áreas mais atingidas foram as mais próximas do reator nuclear. Um raio de 30 milhas em torno do local foi declarado "zona de exclusão", e a área foi evacuada e isolada. Todas as visitas ao local foram proibidas e é concedido acesso apenas a uma pequena equipe de manutenção de cerca de 2.500 pessoas que trabalham em turnos na manutenção da região. 
Os turistas que quiserem visitar a região devem assinar um formulário em que eles prometem que vão respeitar as regras especialmente concebidas para evitar a contaminação, como a colocação de bagagem ou outros objetos pessoais no chão, comer ou fumar a céu aberto, segundo o site da Popular Science. 
Apesar de muitos grupos de turismo já realizarem visitas ao local do acidente de Chernobyl, a oficialização da rota turística irá levar mais dinheiro aos cofresp públicos da Ucrânia e ainda contribuir para a conscientização dos problemas da energia nuclear. 

Um comentário:

Marco disse...

Eu não iria expor a minha saúde só porque o governo da Ucrânia precisa de dinheiro.