.

.

sábado, 20 de novembro de 2010

Farol de Santa Marta - um paraíso ameaçado - parte 5


Mesa do Pastor é uma prancha de surf onde o evangelho é lido aos presentes
 Farol de Santa Marta - um paraíso ameaçado - parte 5
A religiosidade e fé no Farol de Santa Marta, sua mística natural de praia de surf, mostra que Deus está por lá presente em cada lugar e paisagem, onde a mão do homem está colocando em risco não só a natureza, mas a si próprio. 
No lugar, já existem vários templos erguidos com várias tendências que usam da palavra do evangelho ou da bíblia para arrebatar aqueles para um caminho do bem. 
Igreja Bola de Neve
Observamos que no paraíso, existe além de uma beleza sem igual, uma vertente neopentecostal da igreja evangélica que está como um rio caudal inundando corações com seu trabalho de arrebatar pessoas, jovens e famílias para uma seara de luz e harmonia com a palavra de Jesus. 
Estivemos na noite de domingo (14/11) num destes cultos a palavra do Senhor na Bola de Neve Church - In Jesus We Trust - que tem na sua essência a história do apóstolo Rina, jovem, como todos os jovens, amante do surf que convertido pela palavra do Evangelho e pela Luz, está hoje trazendo a Palavra de Jesus à milhares de seguidores no mundo inteiro, com muita música, oração e fé.
Onde houver um mar com jovens surfando e adorando a natureza do lugar, existe uma Bola de Neve Church, que como uma grande bola de neve irá crescendo mais e mais no coração da juventude no Planeta. 
(E) Pastor Wellington, irmãos do Ministério 'Nova Vida" da Igreja Bola de Neve, Iegle Vicentim e Júlio Wandam
Neste culto, conhecemos o pastor Wellington - 29 anos, que cerca de sete meses atrás assumiu a Igreja Bola de Neve na prainha do Farol de Santa Marta.
Ele estava feliz porque a casa estava lotada e com visitantes de diversos credos e alguns curiosos. 
Disse que a comunidade está aceitando e participando dos cultos e que a proposta é ampliar as atividades do lugar futuramente.
Neste evento estavam membros do Ministério Nova Vida, que atuam também na recuperação de drogados e estão atingindo grandes êxitos em ações e atividades que tem colocado de volta à sociedade pessoas para o bem e para seu crescimento pessoal e espiritual. 
Segundo eles, a juventude está se aproximando pela forma como é conduzida as reuniões que duram cerca de uma hora e meia.
Nas palavras do pastor Wellington, a Bola de Neve Church condena o consumo de drogas, bebidas, tabaco e outras formas de agressão a saúde.
Em Porto Alegre, a Bola de Neve Church está localizada na Assis Brasil, 4061 - próximo ao Shopping Tumeleiro. 
Placa sinaliza sambaqui no alto da duna (imagem: Good Fellas)
Observamos que no lugar a idéia de manter a qualidade de vida e as paisagens do lugar está também relacionada com a preservação de outra cultura que data milênios atrás, pois um cemitério indígena está também localizado nestas terras a beira do oceano Atlântico Sul.
Enormes sambaquis, sítios arqueológicos conhecidos como "Cemitério Indígena", datam 4.500 anos. Os Sambaquis são um patrimônio da humanidade e herança da pré-colonização européia. 
(imagem: Good Fellas)
Sambaquis: são depósitos construídos pelo homem constituídos por materiais orgânicos, calcários (conchas, cascas, ossos e etc.) e que, empilhados ao longo do tempo e sofrendo a ação da intempérie, acabaram por sofrer uma fossilização química, já que a chuva deforma as estruturas dos moluscos e dos ossos enterrados, difundindo o cálcio em toda a estrutura e petrificando os detritos e ossadas porventura ali existentes. 
Estudos recentes,  sugerem que os sambaquis tenham sido produzidos por povos que viveram na costa brasileira entre 8 mil e 2 mil anos antes do presente.
Hoje, os sítios mais importantes estão localizados no litoral sul do estado de Santa Catarina e um dos maiores e mais conhecidos é o do Farol de Santa Marta. 
Paisagens exuberantes
É rota das aves que aproveitam o local para descanso durante a migração, ou mesmo para reprodução, encontrando água fresca e farta alimentação.
O cabo de Santa Marta é um marco simbólico que delimita as águas da costa brasileira ; ao Sul elas se tornam mais revoltas , o vento é mais intenso e não existem mais abrigos para o fundeio de embarcações. 
Mapa do Farol
Como Chegar?
De carro: O acesso é pela rodovia BR-101, no trevo para Laguna. As obras de duplicação da rodovia BR-101 estão quase concluídas até Palhoça na grande Florianópolis, mais ao Sul estão bastante atrasadas
De avião: Pegue um vôo direto para o aeroporto de Florianópolis e continue a viagem de táxi ou ônibus.
O Que levar: Protetor solar, equipamento de mergulho, prancha de surf, prancha de Sandboard, um tênis para caminhadas e uma máquina fotográfica.
Localização: No Município de Laguna, 131 Km ao sul de Florianópolis SC. 
Estrada? E perder a aventura?
Melhor época: Para o Turismo a melhor época é o verão, quando a temperatura da água é mais quente.
Distâncias: Florianópolis - 131 Km, Curitiba - 480 Km, Porto Alegre - 345 Km, São Paulo - 910 Km, Rio de Janeiro 1245 - Km. 
Telefones úteis
Secretaria Municipal de Turismo - (048) 646-0533
Fonte dados/imagens: Guia de Praias/Cassino Good Fellas
 
Nota do Blog de Os Verdes:
Coleta é deficitária em local de grande afluxo turístico
Esta beleza natural realmente está ameaçada pelo que constatamos no local. Urge de parte das autoridades Federais e do Estado que observem e avaliem com atenção e prudência o "progresso" que se avizinha e com ele a sorte de mazelas urbanas que irão trazer o caos antes do tempo para este povo e suas gerações.
Lixos em ruas internas do lugar ficaram acumulando nas ruas durante feriadão no Farol de Santa Marta
Esgotos: problema sério
A chegada da estrada representa um avanço que pode trazer retrocessos no turismo que mantém forte uma economia quase todo o ano, pois o lugar também é procurado em épocas fora de temporada.
Que os atuais guerreiros que lá estão defendendo o lugar, sigam com proteção e todos os ambientalistas de Santa Catarina procurem apoiar as ações da Rasgamar e diversas entidades que estão trabalhando para evitar que o Farol de Santa Marta se transforme numa cidade sem estrutura para tanto. 
Fonte: REDE Os Verdes
Matérias e imagens: Júlio Wandam
© Copyright Os Verdes/RS

Nenhum comentário: