.

.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Depósito húmido em Marte

Depósito húmido em Marte
Marte pode já ter sido um planeta húmido, que reunia condições parecidas com a Terra quando surgiram os primeiros animais. Uma equipa de cientistas coordenada pela Universidade de Brown, nos Estados Unidos, descobriu um depósito vulcânico onde é visível a presença de água e calor, que terá sido formado há cerca de 3,5 mil milhões de anos, quando o planeta vermelho começou a tornar-se árido e a arrefecer.
Dados recolhidos pela sonda da NASA enviada a Marte permitiram identificar um reservatório de sílica hidratada, composto que prova a existência de água e que reflecte um ambiente semelhante àquele que deu origem aos primeiros organismos terrestres.
"O calor e a água necessários para criar este depósito terão provavelmente tornado este local habitável", defende J. R. Skok, aluno da Universidade de Brown e principal autor do estudo, publicado na revista Nature Geoscience. "Se existiu vida no planeta, este local poderá muito bem ser a sua tumba." Este depósito parece mesmo ser uma espécie de oásis habitável num planeta que está cada vez mais frio e inóspito.
Leia mais no Diário de Notícias de Lisboa

Nenhum comentário: