.

.

domingo, 26 de setembro de 2010

Costa Rica: entre os países com melhor desempenho ambiental do mundo

Costa Rica, entre os países mais “verdes”. Imagem: Steve Levi
Costa Rica: entre os países com melhor desempenho ambiental do mundo
imagem: internet
Na semana passada, foi apresentada a nova edição do Índice de Desempenho Ambiental (EPI, na sigla em inglês), um ranking que analisa o desempenho de 163 países em 25 indicadores relacionados ao meio ambiente, como saúde pública e proteção de ecossistemas, evidenciando os países mais “verdes” do mundo. 
Este ano, um país da América Latina, conhecido por sua grande atuação em questões ambientais, está entre os três primeiros da lista: Costa Rica.
O primeiro lugar do ranking de 2010 foi para a para Islândia, que segundo o índice, foi líder em controlar a poluição ambiental e manejar seus recursos naturais de forma sustentável.
O segundo lugar ficou com a Suíça, depois a Costa Rica e, em quarto, a Suécia. 
imagem: internet
É interessante que um país não desenvolvido, com uma situação econômica muito diversa da ostentada pelas potências do Primeiro Mundo, como Suíça e Suécia, tenha se destacado por sua atuação ambiental. Entretanto, a Costa Rica vem dando prioridade à proteção de seus recursos naturais, promovendo ativamente o desenvolvimento do turismo ecológico dentro de suas fronteiras. 
Lembrem-se de que este país também foi classificado como o mais ecológico e feliz em outro estudo, chamado Happy Planet Index
Entre os dez primeiros lugares, também estão outras nações da América Latina: Cuba e Colômbia. Entre as conquistas colombianas, está a transformação de Bogotá, com enormes avanços na organização do trânsito e melhoria dos espaços públicos. Já o Chile conquistou a 16ª posição pelos progressos na área de proteção ambiental. 
imagem: internet
Por outro lado, não é por acaso que os países do continente africano tenham amargado as últimas posições. São países pobres, que carecem de políticas ambientais mínimas. Em  último lugar, Serra Leoa foi o país com o pior desempenho ambiental do mundo, precedido por República Centro Africana e Mauritânia.
Entre os 25 indicadores avaliados pela Universidade de Yale para compor o índice estão: saúde ambiental, qualidade do ar, manejo de recursos hídricos, biodiversidade e habitat, manejo de florestas, atividade pesqueira, agricultura e resoluções diante da mudança climática.

Nenhum comentário: