.

.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Suprema Corte dos EUA suspende proibição à alfafa transgênica

Suprema Corte dos EUA suspende proibição à alfafa transgênica
A Suprema Corte dos Estados Unidos autorizou nesta segunda-feira a gigante da biotecnologia Monsanto a retomar a venda de sementes de alfafa geneticamente modificada, proibida por três anos. 
Esta foi a primeira decisão do tribunal envolvendo plantações de transgênicos, embora os juízes não tenham se manifestado sobre segurança ambiental das plantações. 
A decisão - por sete votos contra um - põe fim à proibição do plantio da alfafa transgênica até a conclusão de estudos do governo federal sobre o impacto ambiental do plantio. A proibição havia sido imposta em 2007 por juiz distrital e posteriormente foi confirmada por uma corte federal. 
Revisão 'prematura' 
Em sua defesa na Suprema Corte, a Monsanto alegou que, antes de qualquer decisão judicial, seria preciso esperar os resultados dos estudos a cargo do departamento de agricultura americano - argumento acolhido pelos juízes.
"Qualquer revisão judicial neste momento é prematura", afirmou a Suprema Corte.
Os consumidores e as autoridades nos Estados Unidos vêm acolhendo os transgênicos com entusiasmo bem maior que do que na Europa, onde é grande a resistência aos alimentos geneticamente modificados.
Mais de 80% da soja, do milho e do algodão cultivados nos Estados Unidos são transgênicos.
A alfalfa, utilizada sobretudo na alimentação de gado, é a quarta maior cultura agrícola americana, segundo a Monsanto.
Fonte: G1

Nenhum comentário: