sexta-feira, 25 de junho de 2010

Lula diz que críticas a Belo Monte são 'fantasias'

Lula diz que críticas a Belo Monte são 'fantasias' 
Em viagem à região onde será construída a hidrelétrica de Belo Monte, o presidente Lula sugeriu, ontem, terça-feira, em Altamira (PA), que as críticas à usina são “fantasias”.
Segundo Lula, os críticos da obra são como ele já foi no passado: bem intencionados, mas mal informados. “Quando eu tinha a idade dos críticos eu ia para o Paraná fazer manifestações contra a construção de Itaipu”, afirmou.
“Os contrários, por falta de informação, diziam que o lago de Itaipu iria provocar terremotos na região. Eles diziam que Itaipu iria mudar todo o clima da região. Que a água iria vazar por baixo da Terra e que iria mudar o eixo da Terra”, disse, gerando risos na platéia. “Por estas fantasias construídas que a gente não tem de ter medo de debater. São por estas fantasias construídas que nós precisamos dizer: o Estado do Pará e a região do Xingu não podem prescindir de Belo Monte”, afirmou Lula.
Dentre os críticos da hidrelétrica há um grupo de dezenas de acadêmicos de institutos de pesquisa de ponta, como USP (Universidade de São Paulo) e ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica). Eles produziram um relatório de centenas de páginas com análises científicas sobre a usina, tentando demonstrar a inviabilidade do projeto de R$ 25 bilhões.
Leia mais no Folha.Com
Leia mais no Jus Brasil

Nenhum comentário: