.

.

domingo, 20 de junho de 2010

China censura 95% dos blogs, afirma especialista

China censura 95% dos blogs, afirma especialista
Um especialista em internet e famoso blogueiro chinês calcula que o regime comunista elimina diariamente 95% do conteúdo publicado nos 220 milhões de blogs existentes no país asiático. 
Em declarações publicadas neste domingo pelo jornal South China Morning Post, Isaac Mao Xianghui, membro do Centro Berkman para Internet e Sociedade da Universidade de Harvard (EUA), calcula que esta é a percentagem eliminada pelos censores chineses a cada dia.
Mao toma como base os dados que foram publicados na terça-feira passada pelo próprio Conselho de Estado chinês (órgão executivo), que assinala que 66% dos mais de 400 milhões de internautas chineses deixam diariamente 3 milhões de mensagens em blogs e outros foros de internet.
Segundo os estudos de Mao, um blogueiro ativo costuma deixar 0,5 de comentário por dia, por isso, o número real deveria ser de 72,6 milhões, e não 3 milhões, como assegura o governo.
"A diferença entre os dois dados revela que 95,9% dos comentários são eliminados no processo de censura", afirmou Mao, em referência ao empenho do regime chinês para frear a liberdade de expressão no maior mercado de internet do planeta.
Os conteúdos na rede aumentaram 124 vezes desde que Mao começou a trabalhar na internet, no ano 2002, e até 2008.
"Os internautas são como ratos e o mecanismo de censura é um gato. Há muitos ratos e o gato não sabe qual caçar", assegurou o especialista em um fórum sobre internet na Ásia Pacífico.
A rede chinesa é uma das mais censuradas do mundo, já que impede o acesso a servidores de vídeo como YouTube, ou redes sociais como Facebook e Twitter, alguns dos exemplos de uma longa lista de proibições que se amplia diariamente.
Fonte: Agência EFE

Nenhum comentário: