.

.

domingo, 14 de março de 2010

RJ: Índios querem salvar o Antigo Museu do Índio

RJ: Índios querem salvar o Antigo Museu do Índio
Já desde outubro de 2006, indígenas de vários povos do Brasil ocupam o “Antigo Museu do Índio” em frente ao famoso Estádio do Maracanã. Esta única instituição para conservar e apresentar as diversas culturas dos mais de 200 povos indígenas do Brasil foi inaugurada em 1953.
Mas desde 1978, quando o Museu do Índio, junto com a FUNAI, foi transferido para o Bairro de Botafogo, este belíssimo prédio do ano de 1910, situado na Rua Mata Machado, em frente ao Portão 13 do Estádio do Maracanã, foi abandonado.
Agora os representantes dos povos Tukano do Estado Amazonas, Apuriña do Acre, Pataxó da Bahia, Krahó e Guajajara do Maranhão, os Xavante do Mato Grosso, Guarani Mbyá do Rio de Janeiro, Espírito Santo e de outros estados pedem a restauração do prédio para que seja instalado o espaço cultural indígena, aqui, no centro da “cidade maravilhosa”, independente da tutela da FUNAI e de outras instituições de “brancos”.
O Rio de Janeiro foi escolhido para ter este espaço cultural dos povos indígenas, porque como antiga capital do Brasil, ele é há um século o centro de estudos indígenas e da política indigenista.

Foto: Norbert Suchanek
Leia mais no Portal ECODEBATE

Nenhum comentário: