.

.

quinta-feira, 11 de março de 2010

"Os Desafios de uma Sociedade de Risco"

Imagens: Julio Wandam/Arquivo Os Verdes
Academia de Polícia Civil do Rio Grande do Sul realiza Curso de Educação Ambiental
"Os Desafios de uma Sociedade de Risco" em Porto Alegre teve grande público presente, cerca de 281 participantes no Curso de Educação Ambiental promovido pela Polícia Civil do RS, que realizou uma atividade destinada aos agentes e público em geral.
O evento, que ocorreu em 04 e 05 de março, na sede da ACADEPOL teve palestra inaugural proferida por Beto Moesch, vereador ambientalista da Capital, que enfatizou os riscos atuais existentes na realidade ambiental em geral.
Houveram diversas outras palestras, todas elas com enfoque no
conhecimento sobre leis e atitudes que podem ser executadas, desde a separação de lixos até o encaminhamento de uma denúncia aos órgãos ambientais.
Tal iniciativa, voltada ao empoderamento dos policiais, visava ampliar a consciência ambiental e legal aos policiais. A Academia e MP/RS realizam ações que estão sendo gestadas à mais de 4 anos onde pretendem a instalação física e estrutural da DEMA (Delegacia Especializada em Meio Ambiente), que mesmo com decreto autorizando a criação desde 2006, pouco há efetivamente de concreto neste sentido, mas com a Delegacia Especializada em Investigações Criminais (DEIC) atuando na ação de combate ao crime ambiental, e outros órgãos do Estado e Município, como o IGP (Instituto Geral de Perícias) que em rede de apoio contribui na elucidação destes crimes e no aporte técnico com informações aos delegados nos inquéritos.
A SMAM, que teve a presença do Secretário, professor Garcia, realizou palestra sobre os resíduos sólidos "A problemática dos Resíduos Sólidos Urbanos", com a Eng. Química Alessandra Nogueira Pires.
Ao final do evento, o Diretor da ACADEPOL, disse que a instituição irá se engajar no processo de criação da DEMA, com pessoas especializadas no combate ao crime ambiental, aprimorando e desenvolvendo uma consciência, em rede de proteção ao meio ambiente.
Fonte: REDE Os Verdes

Nenhum comentário: