.

.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Conama aprova inspeção veicular obrigatória em todo o país

Imagens: Internet
Conama aprova inspeção veicular obrigatória em todo o país
Por Luana Lourenço/Agência Brasil
Brasília - O Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) aprovou em 20/10 uma resolução que torna obrigatória a inspeção veicular em toda a frota do país. Atualmente, apenas os veículos das cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro passam pela inspeção.
A resolução do Conama determina que todos os estados e municípios com mais de 3 milhões de veículos serão obrigados a ter um plano de inspeção veicular, que deve ser apresentado em até 12 meses após a publicação na norma no Diário Oficial da União.
De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, a regra valerá para todos os “veículos automotores, motociclos e similares, independentemente do combustível que utilizem”. A inspeção poderá ser feita por amostragem, ou seja, não necessariamente toda a frota em circulação passará pela vistoria. Sem a inspeção, os veículos não poderão obter o licenciamento anual.
A expectativa da área ambiental é que a obrigatoriedade da inspeção veicular reduza as emissões de poluentes, intensificadas pela falta de regulagem e manutenção de motores.
Fonte: Envolverde/Agência Brasil

Nenhum comentário: