.

.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Carta de Henrique Wittler sobre processo judicial movido contra ele

Imagem: Zero Hora
Prezados Companheiros das lutas ambientais e contra o atual PDDUA
Em face de questionamento judicial do Dr. Tarso Genro a respeito de cópia de um pseudo e-mail enviado como de minha autoria pelo Vereador João Dib, venho pelo presente encaminhar à todos que tem recebido meus e-mails os seguintes esclarecimentos:
1. Sempre que envio emails que tratam genericamente das obras na orla ou sobre o PDDUA tenho feito com cópia para todos os envolvidos.
2. É de conhecimento de todos que questionei o Vereador João Dib a respeito do Pontal antes da votação e que posteriormente, após o mesmo ter votado favorável eu o questionei por não ter sido ético ao votar, pois conforme ele mesmo disse, o filho dele que hoje esta em Londres, esteve envolvido no referido projeto. Dali em diante desconsiderei o referido Vereador e só enviava email quando enviávamos á todos os demais Vereadores.
3. Ocorre que recentemente tomei conhecimento por telefonema de pessoas que se diziam do DEM e de outros partidos e que colocavam advogados para me amparar em ação movida pelo Dr. Tarso Genro. No início não dei atenção pensando tratar-se de brincadeira. Certo dia, me preocupei e acessei o site da Justiça e localizei o citado processo em Juízo.
Embora até hoje não fosse intimado busquei contato com o Escritório de Advocacia que representava o Dr. Tarso e por meio do Dr. Caio Lustosa conseguimos cópia do referido e-mail.
Trata-se de um e-mail que utiliza certas frases de minha autoria mas em sentido acusatório ao Dr. Tarso Genro.
Uma desta frases de minha autoria tinha o início que dizia: "Durante o Governo de Tarso Genro...", foi alterado para "Armou a farsa Tarso Genro...."
4. Sempre me pautei nas colunas escritas no Jornal Já, cuja história do Estaleiro esta esmiuçada, no currículo e declarações do Dr. Rualdo Menegat que se diz ex Secretário Adjunto da SMAM no período de 1994 a 1998 e em outros elementos disponíveis.
5. O currículo do Professor Rualdo Menegat, suas palestras e respostas quando questionado induzem que o fato da mudança de nome de Rio para Lago e conseqüentemente a adoção dos 30 m em lugar dos 500 m foi feito na SMAM e no perídodo de 1994 a 1998.
6. A SMAM quando consultada informa que a adoção dos 30 m de proteção se deve ao termo Lago Guaíba citado no Atlas Ambiental, cuja elaboração se deu de 1994 a 1998 e conforme Menegat com apoio da Prefeitura.
7. Nesta data, dia 14 de outubro de 2009 ao ser intimado pelo Oficial de Justiça para prestar esclarecimentos referente as duas frases abaixo que seriam de minha autoria e referente ao Dr. Tarso Genro: "desde 1986, defender interesses do antigo Estaleiro Só em questões relacionadas a índices construtivos" e "Tarso Genro, quando Prefeito de Porto Alegre, entre 2000 e 2004, teria viabilizado as pretensões do Estaleiro Só, defendidas por seu Escritório de Advocacia"
Tenho a dizer a todos que nunca escrevi tais insinuações porque nunca me referi á Pessoa do Dr. Tarso Genro mas sim aos períodos em que o mesmo foi Prefeito.
Quanto a data de 1986, deve haver algum equivoco pois na realidade devo ter citado 1996, mas nunca no sentido pessoal ou mesmo na pessoa do Prefeito, de defender interesses do Estaleiro Só. Posso até ter citado que em 1996 a adoção dos 30 m pela SMAM veio á resolver um dos problemas do Estaleiro Só. Quanto á segunda frase, devo esclarecer que quando me referi ao período 2000 a 2004 foi no sentido de informar que o projeto da Lei 470/02 viabilizou os índices construtivos para a área do Estaleiro Só.
Em hipótese alguma teve como intenção ofender pessoas ou empresas. Portanto se alguém tiver alguma dúvida á respeito deste assunto afirmo que nada afirmo neste sentido, apenas ressalto datas, atos e fatos.
8. Mais uma vez, como já o havia feito anteriormente, por mais de uma oportunidade, quero afirmar que nunca, em nenhum lugar ou em escrito de minha autoria fiz qualquer acusação contra o Dr. Tarso Genro, apenas me referia a datas e prefeitos da época que segundo informações se deu a alteração do nome Rio Guaíba para Lago Guaíba.
Sabemos todos que muitas pessoas podem usar de cargos ou de influência para por traz de uma Administração usar de elementos para beneficiar pessoas, empresas ou mesmo Órgãos Públicos, tirando de tudo isto benefício pessoal.
9. Portanto se alguém recebeu e-mail em que estão colocadas acusações ao Dr. Tarso Genro, trata-se de um equívoco, montagem ou brincadeira de mau gosto e afirmo aqui que as imputações de favorecimento do Estaleiro Só feitas contra ele não são de minha autoria pois em hipótese alguma as fiz.
Para bem da verdade e independente de qualquer outra possível conseqüência é que envio este e-mail.

Atenciosamente

Henrique Wittler
henrique@wittler.com.br
Nota do Movimento Os Verdes
Publicamos tal envio feito pelo Dr. Wittler, por se tratar de assunto de extrema importância e para reestabelecer a verdade.
"Mal ditos" ou "informações distorcidas" sobre determinados assuntos da esfera sócio-política do Estado e Brasil, acabam refletindo "duras realidades" que temos de conviver no contexto político nacional, a de aceitar o discurso oficial, e assistir dia e noite o descalabro da "coisa pública" via imprensa. Portando, por se tratarem de duas pessoas de grande importância na vida pública, Pai de uma simpatizante da REDE Os Verdes, e por ser também o Dr. Wittler um entre os milhares de nossa REDE, damos dimensão pública ao fato que por ora se desenrola nos escaninhos e nos trâmites da Justiça, e defesa deste ambientalista e ativista social de Porto Alegre, sobre o assunto acima referido.

Nenhum comentário: