.

.

sábado, 12 de setembro de 2009

Chuvas no RS I - Rio Caí sobre 8cm por hora

Imagem: Letícia Barbiere/ZH
O nível do Rio Caí atingiu os 12m36cm esta tarde
Rio Caí sobe cerca de 8 cm por hora
Autoridades do município traçam novo plano de Ação
Por Letícia Barbieri leticia.barbieri@zerohora.com.br
O nível do Rio Caí atingiu os 12m36cm esta tarde. Ele passa 1m86cm do nível considerado de enchente. Já foram retiradas 60 famílias da região ribeirinha do bairro. Elas foram encaminhadas para dois ginásios do município. Autoridades do município e a Defesa Civil se reuniram na manhã de hoje para traçar um novo plano de ação.
O coordenador da Defesa Civil no município, Castor Becker Júnior, orienta moradores dos bairros Navegantes, Vila Rica e Quilombo a levantar os móveis da casa e, se possível, deixar as residências.
Rio dos Sinos
O Rio dos Sinos subiu cerca de 10 centímetros entre ontem e hoje, em Novo Hamburgo. Apesar do plantão de alerta, a Defesa Civil do município considera a situação sob controle absoluto.
Já em São Leopoldo, o nível que chega a 2m50cm acima de seu nível normal fez com que duas famílias tivessem de ser removidas no começo da tarde. São pontos muito próximos ao rio, no bairro Vicentina. Eles foram abrigados em uma sede esportiva do bairro, temporariamente.
Rio Taquari
A Defesa Civil de Lajeado está em alerta total. O rio Taquari sobe em ritmo acelerado. De acordo com o coordenador da equipe, Luis Felipe Finkler, a média de elevação é de 35 centímetros por hora. Às 14h, o rio atingiu os 22m05cm.
— Boa parte da região ribeirinha já esta alagada — relata Finkler.
O bairro São José é o mais afetado. Até o começo da tarde, 51 famílias já haviam sido encaminhadas para dois ginásios municipais e um terceiro espaço está sendo preparado pela Defesa Civil.
Estrela, Roca Sales e Colinas
A RS-129 continua interditada. Os trechos críticos estão no km 37, em Estrela, no km 50, em Colinas, e no 56, em Roca Sales. A água do Rio Taquari está invadindo a pista, e não há previsão de liberação. Apenas quando a água do rio baixar. As opções de desvio para os motoristas são as RSs 453, 386 e 287.
Fonte: ZH

Nenhum comentário: